Manga: os benefícios da rainha das frutas tropicais

  • Tempo de leitura:13 minutos de leitura

Manga, a rainha das frutas tropicais, possui fragrância atraente, delicioso sabor e também elevado valor nutracêutico

Por Beatriz Riverón | 09/09/2024

Informação geral

A manga (Mangifera indica, da família Anacardiaceae) é uma fruta tropical muito apreciada pelo seu sabor, fragrância e valor nutricional e medicinal, despertando atualmente, de forma crescente, o interesse das pesquisas.
De origem asiática, é cultivada há milhares de anos, mas também cresce naturalmente em zonas intertropicais, em altitudes de 0 até aproximadamente 1200 m.
A manga é muito versátil e pode ser consumida até com casca, bem como na forma de sucos, geleias, vitaminas, saladas, molhos ou combinada com outros alimentos.
A melhor forma de consumir a fruta é in natura, para o melhor aproveitamento de todos os nutrientes, muitos dos quais são diminuídos durante o processamento.
A polpa da manga é a parte mais consumida, enquanto a casca e o caroço, que costumam ser descartados, também são ricos em substâncias de relevância farmacológica.
A polpa da manga é fonte de diversos açúcares redutores, aminoácidos, compostos aromáticos e compostos funcionais, como pectina, vitaminas, antocianinas, polifenóis e β-caroteno. Os compostos funcionais da casca, incluindo ácidos protocatecuicos e mangiferina, são conhecidos por suas propriedades antimicrobianas, antidiabéticas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. A semente da manga possui maior teor de antioxidantes e polifenóis do que a polpa.

Propriedades nutracêuticas da manga

  • Os efeitos dessa fruta na promoção da saúde e na prevenção de doenças são atribuídos a uma série de fitoquímicos bioativos, incluindo polifenóis, terpenoides, carotenoides e fitoesteróis, encontrados no pericarpo (polpa comestível), casca e semente.
  • A manga é rica em nutrientes, como as vitaminas A, K, B9 (ácido fólico), E e C, além de minerais como cálcio, zinco, ferro, magnésio e potássio. Também é muito rica em fitoquímicos polifenóis, como a mangiferina (uma glucosilxantona), o kaempferol e o monofenol ácido benzóico, além de conter uma abundância de fibras.
  • Por conter vitamina C, a manga auxilia na absorção do ferro dos alimentos ingeridos. Assim, o consumo da fruta após as refeições pode beneficiar pessoas com anemia decorrente da deficiência desse mineral.
  • Contém também amilases, que são enzimas que hidrolisam carboidratos, como o amido, facilitando a digestão.
  • A manga ajuda a controlar a glicemia. Alguns estudos mostram que polifenóis, como o ácido gálico, o ácido clorogênico e o ácido ferúlico, podem estimular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue e de hemoglobina glicada, o que é um indicador de diabetes. O consumo da manga pode ser um aliado importante no tratamento dessa doença.
  • A manga apresenta diversas atividades terapêuticas devido à sua riqueza em compostos antioxidantes, como atividades anti-inflamatória, imunomoduladora, antidiabética, lipolítica, antiobesidade, anticancerígena, radioprotetora, antialérgica e de prevenção à reabsorção óssea. A fruta ajuda a combater inflamações, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A mangiferina, o ácido gálico e a benzofenona, presentes na manga, possuem propriedades anti-inflamatórias, sendo úteis no tratamento de inflamações intestinais, como a colite ulcerativa ou a doença de Crohn, pois reduzem a produção de substâncias inflamatórias, como prostaglandinas e citocinas. A ação anti-inflamatória no intestino ajuda a prevenir danos celulares que podem causar câncer no reto e intestino.
  • Também foi demonstrado que a manga contém inibidores da enzima monoamina oxidase (MAO), cuja função é degradar monoaminas, como norepinefrina, tiramina, dopamina e serotonina, aumentando, assim, a concentração dessas substâncias no organismo e no cérebro, o que estimula a atividade neuronal. Inibidores da MAO são utilizados no tratamento da depressão.
  • A manga também apresenta ação contra patógenos virais, fúngicos, bacterianos e parasitários, como espécies de Plasmodium, causadoras da malária. Estudos fitoquímicos atribuíram essas atividades aos compostos fenólicos presentes na manga.
  • A mangiferina, entre outros efeitos, protege o fígado, melhorando a ação dos sais biliares, importantes para a digestão das gorduras, e auxilia no tratamento de infecções intestinais.
  • A vitamina C e os compostos polifenólicos, como mangiferina, quercetina, kaempferol, ácido gálico e ácido cafeico, presentes na manga, possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo danos celulares. Dessa forma, a manga ajuda a prevenir e combater doenças associadas ao estresse oxidativo, como aterosclerose, infarto, diabetes e até alguns tipos de câncer. A mangiferina possui ação antiproliferativa contra células cancerígenas de mama, próstata e intestino.
  • Além disso, devido à sua riqueza em vitaminas A, B, C, E e K, o sistema imunológico é fortalecido, pois essas vitaminas estimulam a produção de glóbulos brancos. A mangiferina também estimula as células de defesa, ajudando a combater infecções.
  • A manga é excelente no combate à prisão de ventre por ser rica em fibras solúveis, que absorvem água no trato digestivo, formando um gel que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Além disso, a mangiferina atua como um laxante natural.
  • A mangiferina e a benzofenona têm efeito protetor sobre a mucosa gástrica, reduzindo a produção de ácido estomacal e auxiliando no tratamento de gastrite ou úlcera.
  • As fibras solúveis presentes na manga reduzem a absorção de gorduras dos alimentos, ajudando a prevenir colesterol elevado e triglicerídeos, que são responsáveis pela formação de placas nas artérias. Assim, a manga melhora o funcionamento das artérias e ajuda a prevenir infartos, insuficiência cardíaca e derrames. A mangiferina e a vitamina C possuem ação anti-inflamatória e antioxidante que reduzem danos celulares, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis. Outros polifenóis presentes, junto com magnésio e potássio, também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a controlar a pressão arterial.
  • A manga melhora a saúde ocular, pois possui carotenoides antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que atuam como protetores solares, prevenindo danos causados pela exposição ao sol. Além disso, a vitamina A da manga ajuda a prevenir problemas oculares, como a cegueira noturna.
  • Melhora a qualidade da pele devido ao seu teor de vitaminas C e A, que são antioxidantes e combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C também estimula a produção de colágeno, importante no combate à flacidez e rugas, melhorando a aparência e a qualidade da pele. A vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios solares.
  • Estudos indicam que a mangiferina presente na manga tem ação contra o vírus da herpes, inibindo sua replicação. Esse composto também pode bloquear a multiplicação do vírus da herpes genital, embora mais estudos em humanos sejam necessários para comprovar esse benefício.
  • A manga melhora a concentração e a memória, estando entre os alimentos que favorecem o bom funcionamento cerebral, devido ao seu conteúdo de ácido glutâmico, um aminoácido importante para o cérebro.

Apesar do aumento das pesquisas sobre M. indica nos últimos anos, relacionadas à análise fitoquímica e às propriedades medicinais, são necessários mais esforços para explorar sua riqueza em componentes ativos e sua aplicação na indústria farmacêutica, especialmente em produtos derivados de descarte, como cascas e sementes.

Referências bibliográficas

Batool, N.; Ilyas, N.; Shabir, S.; Saeed, M.; Mazhar, R. (2018).
Mini-Review- A mini-review of therapeutic potential of Mangifera indica L.
Pak J Pharm Sci, 31(4):1441-1448.

Jahurul, M. H. A.; Zaidul, I. S. M.; Ghafoor , K.; Al-Juhaimi , F. Y.; Nyam , K. L.; Norulaini , N. A. N.; Sahena , F.; Omar, A. K. M. (2015).
Mango (Mangifera indica L.) by-products and their valuable components: a review.
Food Chem, 183:173-80.

Mirza, B.; Croley, C.R.; Ahmad, M.; Pumaro, J.; Das, N.; Sethi, G.; Bishayee, A. (2021).
Mango (Mangifera indica L.): a magnificent plant with cancer preventive and anticancer therapeutic potential.
Crit Rev Food Sci Nutr, 61(13):2125-2151.

Quintana, S. E.; Salas, S.; García-Zapateiro, L.A. (2021).
Bioactive compounds of mango (Mangifera indica): a review of extraction technologies and chemical constituents.
J Sci Food Agric, 101(15):6186-6192.

Garrido-Suárez, B. B.; Garrido, G.; Delgado, R.; Bosch, F.; Rabí, M. C. (2010).
A Mangifera indica L. extract could be used to treat neuropathic pain and implication of mangiferin.
Molecules, 15(12):9035-45.

Lebaka, V. R.; Wee, Y. J.; Ye, W.; Korivi, M. (2021).
Nutritional Composition and Bioactive Compounds in Three Different Parts of Mango Fruit.
Int J Environ Res Public Health, 18(2):741.

Saleem , U.;  Iman , S.;  Ahmad , B.;  Shah , M. A.;  Bibi , S.;  Alqarni , M.;  Khan , M. S.;  Shah , G. M.;  Khan , H.;   Alhasani , R. H.;  Althobaiti , N;. A.;  Albalawi, A. E.  (2023).
Antidepressant activity of phytochemicals of Mangifera indica seeds assisted by integrated computational análisis
Metab Brain Dis, 38(2):483-505.

Publicado em espanhol, no Actual FrutVeg
https://actualfruveg.com/2022/05/14/mango-sabor-fragancia-valor-nutricional/

Beatriz Riverón

Beatriz Riverón é doutora em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Microrganismos, pelo ICB/USP.
Foi colaboradora do Instituto Butantan e professora adjunta da Universidade Mackenzie. Atualmente, está aposentada, escreve para revistas eletrônicas especializadas e é colaboradora regular do Blog do IFZ.