Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutrição da América Latina e Caribe 2023

Aumento no preço da alimentação saudável aumenta a fome e a obesidade na América Latina e Caribe

IFZ | 09/11/2023

O Escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançou hoje, (9) no Chile, o Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutrição da América Latina e Caribe, com um dado preocupante: houve um forte aumento no preço da dieta saudável na América do Sul, especialmente, no Brasil e na Argentina, que, consequentemente, vai contribuir para ampliar a fome e favorecer a obesidade nesses países.

A publicação apresenta a atualização e os dados da segurança alimentar e nutricional nos últimos anos e inclui os principais números da fome, da má nutrição e da insegurança alimentar, relacionados ao custo e à acessibilidade a uma dieta saudável. Os indicadores de 2021 e de 2022, mostram algum progresso na redução da fome, porém estão ainda distantes para se cumprir as metas estabelecidas no ODS 2, de acabar com a fome até 2030.

A FAO aponta os fatores que contribuíram para o aumento no preço dos alimentos saudáveis, entre os quais, os impactos da pandemia da COVID 19, a crise climática e a Guerra na Ucrânia, aliado à desaceleração econômica e o aumento do preço dos alimentos e da inflação e a dificuldade de acesso. 

A publicação mostra ainda que a insegurança alimentar e a má nutrição continuam atingindo em maior escala as mulheres, os moradores da zona rural, em primeiro lugar, seguidos pela população da periferia urbana. Além disso, uma em cada cinco pessoas na região não tem acesso a uma alimentação saudável e um quarto da população adulta vive com obesidade.

De acordo com a definição da FAO, uma dieta saudável é constituída por seis grupos de alimentos: gorduras; alimentos básicos ricos em amido; leguminosas, frutos secos e sementes; frutas; vegetais; e alimentos de origem animal.

Para garantir acesso a uma dieta saudável, vencer a fome e a insegurança alimentar na América Latina e do Caribe será preciso, segundo a FAO, avançar na transformação dos sistemas agroalimentares, com ações coordenadas de saúde e de proteção social, de modo a possibilitar o desenvolvimento de cadeias sustentáveis, a dinamização dos mercados e do comércio de alimentos e a regulação da publicidade dos gêneros alimentícios, para garantir a segurança alimentar e uma melhor nutrição. Da mesma forma, é imperativo melhorar e ampliar o acesso aos alimentos nutritivos e ter um olhar mais cuidadoso com os grupos mais vulneráveis.

Baixe aqui o relatório em Espanhol Panorama regional de la seguridad alimentaria y la nutrición – América Latina y el Caribe 2023

Baixe aqui o relatório em Inglês Regional Overview of Food Security and Nutrition Latin American and the Caribbean 2023

Lanzamiento Panorama regional de seguridad alimentaria y la nutrición en A. Latina y el Caribe 2023

Baixe aqui o relatório Panorama regional de la seguridad alimentaria y la nutrición – América Latina y el Caribe 2023
FAO, FIDA, OPS, PMA y UNICEF. 2023. Panorama regional de la seguridad alimentaria y la nutrición – América Latina y el Caribe 2023: Estadísticas y tendencias. Santiago.
https://doi.org/10.4060/cc8514es

Baixe aqui o relatório em Inglês Regional Overview of Food Security and Nutrition Latin American and the Caribbean 2023
FAO, IFAD, PAHO, UNICEF and WFP. 2023. Latin America and the Caribbean – Regional Overview of Food Security and Nutrition 2023: Statistics and trends. Santiago.
https://doi.org/10.4060/cc8514en