Transformação dos sistemas alimentares por meio de diálogos

  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Agnes Kalibata & David Nabarro na Nature Food | 22/10/2024

Mais de 1.600 diálogos multissetoriais foram realizados em preparação para a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas de 2021. Esses diálogos ajudaram a facilitar explorações inclusivas dos complexos desafios da transformação dos sistemas alimentares e aceleraram o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030.

Em setembro de 2021, o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) convocou a Cúpula de Sistemas Alimentares (UNFSS) para identificar as mudanças necessárias para que os sistemas alimentares contribuam para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Na preparação para a cúpula, o Secretariado da UNFSS buscou contribuições sobre as necessidades mais urgentes dos países e mobilizou ações para esse fim. Tanto os governos nacionais quanto entidades independentes foram convidados a participar das preparações da cúpula por meio da realização de Diálogos da Cúpula de Sistemas Alimentares. Pedia-se que esses diálogos refletissem os Princípios de Engajamento da cúpula, a saber: agir com urgência, ser respeitoso, reconhecer a complexidade, abraçar a inclusão multissetorial, complementar o trabalho de outros, construir confiança e levar em conta o contexto local .

Em 2020, o Secretariado da UNFSS, liderado por Agnes Kalibata, entrou em contato com a Fundação 4SD (45D) para oferecer suporte aos governos nacionais na condução dos diálogos sobre sistemas alimentares. Desde 2018, a 45D vinha trabalhando com parceiros para desenvolver métodos de engajamento de múltiplos atores por meio de diálogos. O objetivo da UNFSS era apoiar governos e partes interessadas locais na utilização desses diálogos para explorar opções de transformação dos sistemas alimentares.

Os diálogos da UNFSS foram estruturados para permitir o engajamento inclusivo dos atores, promovendo conexões significativas, trocas abertas, exploração de opções, debates sobre prioridades e análise de compromissos. A intenção era que todas as pessoas, em todos os lugares, tivessem a chance de opinar sobre como desejariam que seus sistemas alimentares evoluíssem. O método de diálogo envolvia líderes nacionais e governos, alcançando também grupos de produtores, mulheres, jovens e povos indígenas. Os convites para participar dos diálogos foram elaborados especificamente para atrair grupos de atores dos sistemas alimentares que normalmente não interagem entre si.

Como primeiro passo, em novembro de 2020, o Vice-Secretário-Geral da ONU convidou os governos nacionais a nomearem um Coordenador Nacional de Diálogos. Em muitos países, a identificação desses coordenadores levou a reflexões sobre a composição e o funcionamento dos sistemas alimentares nacionais. Após serem nomeados, representantes de organizações da ONU e de grupos de apoio locais acompanharam os coordenadores na organização dos diálogos. Esses coordenadores buscaram formas de mobilizar uma diversidade de grupos e engajar várias vozes e receberam orientações sobre como fazer isso nas seis línguas oficiais da ONU, além do português. Eles também tiveram acesso a diversos materiais de orientação, como manuais, modelos e sessões de treinamento online (com interpretação). Os coordenadores expressaram o desejo de continuar compartilhando experiências e aprendendo uns com os outros à medida que avançavam em seus programas nacionais de diálogo.

Uma plataforma online — o Portal dos Diálogos da Cúpula — mostrou-se uma ferramenta útil para garantir o fluxo de informações entre os coordenadores. Eles puderam inserir dados diretamente na plataforma, o que contribuiu para a transparência de todo o processo e dos resultados obtidos. Os formulários de feedback foram projetados para ajudar os coordenadores a estruturar seus diálogos, oferecendo, ao mesmo tempo, flexibilidade suficiente para adaptar o processo às suas realidades locais. Uma solicitação recorrente era que os diálogos refletissem os Princípios de Engajamento da UNFSS.

As informações coletadas por meio dos formulários de feedback foram sintetizadas em quatro relatórios publicados entre 2021 e 2022. Esses relatórios foram utilizados pelos diferentes grupos de trabalho técnicos da cúpula: Trilhas de Ação, Grupo Científico e Campeões. Também foi desenvolvido um mecanismo para facilitar a comunicação entre os grupos de trabalho técnicos da cúpula e as partes interessadas locais, por meio dos diálogos.

Com foco em como os sistemas alimentares funcionam — ou não — para as pessoas e para o planeta, os diálogos da UNFSS levaram a um engajamento profundo e em larga escala na cúpula, estimulando esforços colaborativos dentro e entre os países para transformar os sistemas alimentares. Entre outubro de 2020 e novembro de 2022, 151 coordenadores nacionais foram nomeados, e quase 1.700 diálogos foram anunciados no portal. Os formulários de feedback indicaram que cerca de 110.000 participantes estiveram envolvidos nesses diálogos, embora relatos sugerissem que esse número seja subestimado, pois muitos outros diálogos multissetoriais ocorreram nos países na preparação para a cúpula.

Baixe aqui o artigo original, “Food systems transformation through dialogues“, publicado na Nature Food
DOI https://doi.org/10.1038/543016-024-01060-4
https://www.nature.com/articles/s43016-024-01060-4