UFRGS publica estudo sobre agricultura, alimentação e desenvolvimento rural na China

PGDR/UFRGS | Março de 2023

A agricultura e a alimentação estão na origem das civilizações e são elementos fundamentais da cultura de uma sociedade. Esses elementos se tornam ainda mais marcantes quando se trata da China, uma civilização milenar com uma culinária que atrai e encanta o mundo todo.

Quando se tem a oportunidade de ir a China, o que primeiro se busca conhecer é, sem dúvida, qual a comida típica daquela região, seus restaurantes e seu mercado público. É nesses espaços que a cultura local tem uma de suas maiores expressões. Mas a alimentação que delícia visitantes nas cidades é o produto dos esforços de uma grande parte da população dessa sociedade, que vive no campo. Além de fornecer os alimentos básicos para a população, o meio agrícola é o local onde se geram riqueza e possibilidades de realização para os agricultores. Assim, o desenvolvimento do meio rural e a garantia da produção de alimentos passam a ser elementos constituintes das estratégias de segurança e estabilidade de uma sociedade. Esses elementos ganham amplitude na China, país que tem uma população de aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas e um território continental e diverso.

Com a pujança do recente desenvolvimento socioeconômico da China, ocorreram grandes transformações tanto nos hábitos alimentares como na estrutura agrícola e de produção de alimentos. Um dos grandes projetos de investimento nacional atual na China e a “Revitalização Rural”. Transformações sociais, tecnológicas e produtivas têm sido incentivadas e implementadas, na perspectiva de redução da pobreza no meio rural e de melhoria das condições de vida dessas populações. Essas transformações sociais e produtivas têm sido foco de atenção da academia e de formuladores de políticas públicas no mundo todo.

Neste livro Agricultura, alimentação e desenvolvimento rural na China, os professores Sergio Schneider e Fabiano Escher, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), compartilham as experiencias de mais de uma década de intensivas atividades de interação e cooperação acadêmica com universidades e com pesquisadoras e pesquisadores de Austrália, China e diversos países da Europa, nas temáticas e problemáticas do desenvolvimento rural e da redução da pobreza. Várias(os) autoras(es) foram convidadas a aportar os resultados e conhecimentos produzidos por suas pesquisas, conferindo ao livro a adequada amplitude que essas importantes temáticas demandam.

Paralelamente ao seu desenvolvimento econômico, o governo chinês vem investindo maciçamente no sistema de educação superior para aumentar o número de universidades chinesas ranqueadas entre as 100 melhores do mundo. No World University Rankings 2018, produzido por Times Higher Education, a China já contava com duas universidades entre as 100 melhores (Peking University – 27ª e Tsinghua University – 30ª) e cinco entre as 200 melhores do mundo.

A China é, hoje, a segunda maior economia do mundo e o principal parceiro comercial do Brasil. Num futuro previsível, a China continuará a ser a economia mais dinâmica do mundo. Essa dinâmica pode ser uma fonte de oportunidades para as sociedades chinesa e brasileira.

Considerando a relevância estratégica que as relações sino-brasileiras alcançaram, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tornou-se um importante centro de pesquisa em geopolítica, comércio, ciências sociais, agricultura e tecnologia sino-brasileiras. Atualmente a UFRGS possui convênios de cooperação com 24 universidades chinesas e dezenas de projetos de pesquisa em andamento que envolvem pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa.

Reconhecendo a importância das relações entre Brasil e China, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Sede do Instituto Confúcio (CIH/Hanban) e a Universidade de Comunicação da China (CUC) uniram esforços para instalar uma sucursal do Instituto Confúcio no campus da UFRGS, que foi inaugurada em abril de 2012. Por meio de suas atividades linguísticas, culturais e acadêmicas, o Instituto Confúcio da UFRGS tem promovido a cultura e a língua chinesa no Rio Grande do Sul. Assim, a cooperação acadêmica e cultural com as universidades chinesas está se tornando um espaço privilegiado de intensificação e qualificação da internacionalização da UFRGS e de formação de recursos humanos preparados para conduzir as relações institucionais e promover o entendimento mútuo entre os povos dos dois países.

Além do ensino de língua e cultura, em suas atividades na UFRGS, o Instituto Confúcio contempla o apoio à cooperação com outras universidades, setor empresarial e órgãos governamentais nas áreas tecnológica, de inovação, comercial e empresarial.

Este livro sobre agricultura, alimentação e desenvolvimento rural na China será, sem dúvida, um difusor de conhecimentos e da compreensão sobre o fenômeno das transformações sociais, econômicas, tecnológicas ora em curso na China, produzidas pelos grandes investimentos que visam à melhoria das condições de vida no meio rural chinês. Assim, é com grande satisfação e compromisso que o Instituto Confúcio na UFRGS se junta e apoia o esforço dos professores Sergio Schneider e Fabiano Escher na preparação e publicação deste livro.

Boa leitura.

BAI LANLING
Professora na Comunnication University of China. Diretora chinesa do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ANTONIO DOMINGOS PADULA
Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretor brasileiro do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Organizadores: Fabiano Escher & Sergio Schenider
Realização: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Confúcio (CIH/Hanban) e Universidade de Comunicação da China (CUC)
Data: Março de 2023

Clique aqui e Baixe/Leia o estudo “Agricultura, alimentação e desenvolvimento rural na China

Publicado originalmente no LUME (Repositório digital da UFRGS)
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/255825