Vai faltar ovo na Paraíba? Entenda redução de estoque que pode afetar o estado

Conforme informações da Associação dos Comerciantes e Permissionários da Empasa (Ascope), estoque de ovos da Paraíba está baixo. Escassez de ovos é global e já atinge os Estados Unidos e Europa.
Por g1 PB | 05/04/2023

A Paraíba pode ficar sem ovos nesta semana, conforme informações da Associação dos Usuários da Empasa (Asuse), que atende todo o estado. Segundo a instituição, o estoque atual está zerado e já foi repassado. Já o estoque previsto para chegar nesta quarta-feira (5) é muito pouco quando comparado aos anteriores, segundo a assessoria da Asuse.

A Paraíba não é o único estado do Brasil que enfrenta falta de ovos. A escassez de ovos já é vivida pela pela indústria farmacêutica brasileira, que usa o alimento para fazer vacinas.

Países como os Estados Unidos enfrenta a falta de ovos por um surto devastador de influenza aviária.

Inclusive essa insuficiência pode ser o que está afetando a Paraíba – já que segundo a Asuse, o motivo da escassez no estado é o aumento da demanda para a exportação em grande escala destinada aos mercados norte-americano e argentino.

Na Europa, além da gripe aviária, a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentou os custos da produção de grãos e energia elétrica, que atrapalha a oferta de ovos.

Em janeiro no Brasil, o alimento já tinha registrado alta de 19% nos últimos doze meses.

Preço dos ovos tem elevação recorde em 2023 — Foto: Reprodução TV Globo

Preço dos ovos tem elevação recorde em 2023 — Foto: Reprodução TV Globo

Apesar disso, conforme Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), confirmou em reportagem do g1 Agro não devem faltar ovos no país, mas uma produção menor em 2023 deve manter os preços elevados.

“O Brasil não está sofrendo isso [escassez de ovos]. Nós nunca tivemos influenza aviária e sofremos o problema do custo com mais força em 2020, devido à seca”, lembra Santin.

Publicado originalmente no g1 PB
https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2023/04/05/vai-faltar-ovo-na-paraiba-entenda-reducao-de-estoque-que-pode-afetar-o-estado.ghtml