Como o Arroz Cultivado em Água Salgada Pode Transformar a Alimentação Global

Conte para nós: quando você cozinha, não coloca sal no arroz? Então, não vai estranhar, certamente, esta notícia de arroz cultivado em água salgada. É isso mesmo que você leu!

Engenharia360 | 10/10/2023

Antes de tudo, precisamos lembrar quanto a produção agrícola global é impactada pelo cultivo de arroz, responsável por alimentar cerca de metade da população mundial. Mas sempre foi um desafio complexo para a agricultura essa tarefa por conta da sensibilidade da planta ao sal. Porém, como bem sabemos, passamos por mudanças climáticas e é preciso estudar alternativas para segurança alimentar, caso tenhamos mais áreas desérticas e salinas em zonas antes aráveis. Assim surgiu, como tema de pesquisa, a ideia de arroz cultivado em água salgada.

arroz Cultivado em Água Salgada
Imagem de jcomp em Freepik

Como a Engenharia possibilitou o cultivo de arroz em água salgada?

Estamos vivendo um período muito crítico, com a rápida escalada da crise climática e crescimento populacional – seremos 8,5 bilhões em 2030. Pensando na necessidade de tornar mais resistente e aumentar a produção agrícola global, bem como torná-la mais sustentável, a empresa Alora, com outras startups, desenvolveu uma solução para cultivo de arroz em água salgada com base em conhecimentos de Engenharia Genética.

A ideia é transferir o cultivo de arroz para ambientes marinhos, aproveitando os oceanos como campos de cultivo e, de quebra, aliviando a pressão sobre a terra e a água doce. É o que os especialistas chamam de Agricultura Oceânica!

arroz Cultivado em Água Salgada
Imagem reproduzida de NeoFeed
arroz Cultivado em Água Salgada
Imagem reproduzida de NeoFeed

Enfim, o que os cientistas conseguiram no processo de pesquisa foi identificar, via tecnologia CRISPR, oito genes comuns a espécies adaptadas à vida salgada, que estavam desativados no arroz convencional.

Essa descoberta já atraiu grandes investidores, como a Toyota Ventures. O plano piloto para um projeto em larga escala é agora desenvolvido em Singapura, com a perspectiva de ser logo implantado pelo mundo, incluindo nos Estados Unidos, Quênia, Namíbia, Madagascar, Índia e alguns países da América do Sul, como o Brasil.

Qual é o benefício da produção de arroz cultivado em água salgada?

Para finalizar este texto, é preciso comentar que um dos maiores benefícios do cultivo de arroz em água salgada é, além das vantagens já citadas anteriormente neste texto – como aumento de produção e segurança alimentar -, é a redução de bactérias presentes nesses locais de cultivo e que seriam responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. Resumindo, com o sal, essas bactérias não sobreviveriam.

arroz Cultivado em Água Salgada
Imagem de consoler safari por Pixabay

Publicado no blog Engenharia360
https://engenharia360.com/arroz-cultivado-em-agua-salgada-para-alimentacao/