IFZ na Mídia
Vídeos de eventos (lives, entrevistas, palestras, seminários, aulas, etc)
produzidos por terceiros, com a participação de membros do IFZ
José Graziano da Silva | É Notícia
RedeTV | 10/10/2024
No ‘É Notícia’ desta quinta-feira (10/10/2024), Kennedy Alencar recebe José Graziano, Diretor-geral do Instituto Fome Zero.
José Graziano da Silva | Outorga do Título de Professor Emérito da Unicamp
Imprensa Unicamp | 07/10/2024
Solenidade de Outorga do Título de Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ao Prof. Dr. José Francisco Graziano da Silva
José Graziano da Silva & João Pedro Magro | Insegurança alimentar e agroecologia
TV IE Unicamp | 16/08/2024
José Graziano da Silva (IFZ), João Pedro Magro (IE Unicamp) e Gerson de Souza Oliveira (MST) discutem “Insegurança alimentar e agroecologia” na Semana da Economia do Instituto de Economia da Unicamp
Emiliano Graziano & João Pedro Magro | Saiba tudo sobre o Instituto Fome Zero
TV ALESP | 05/08/2024
Os convidados João Pedro Magro, pesquisador do Instituto Fome Zero e Emiliano Graziano, co-fundador e diretor, falam da história, ações, projetos, desafios e conquistas do Instituto Fome Zero.
A ong nasce com a perspectiva de apoiar as políticas de combate à fome e a todas as formas de má nutrição e torná-la a mais alta entre as prioridades do Brasil e da comunidade internacional.
Walter Belik | A fome no Brasil e no mundo
Jornal da Gazeta | 25/07/2024
Walter Belik cofundador do Instituto Fome Zero fala sobre a divulgação da SOFI 2024, analisa os dados relativos ao Brasil e ao mapa da fome da ONU.
Joacir Rufino de Aquino | Instituto Fome Zero lança cartilha para combate à fome no Brasil
Bandnews Minas | 12/07/2024
O Instituto Fome Zero anunciou o lançamento da cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município“, um guia prático destinado a prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que assumirão seus cargos a partir de 2025.
O documento tem como objetivo principal orientar os gestores sobre a implementação de programas e ações eficazes no combate à fome e à pobreza.
Em entrevista ao Jornal BandNews 1° edição, o membro do Instituto Fome Zero e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Joacir Rufino de Aquino, fala sobre a cartilha que irá ajudar a combater a fome nos municípios pelo Brasil.
Baixe aqui a cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município“
José Graziano da Silva | José Graziano analisa a luta do Brasil contra a insegurança alimentar
Record News | 20/06/2024
No programa Diálogos sobre a Fome, da Record News, o apresentador Rafael Algarte conversou por mais de 40 minutos com José Graziano da Silva, um dos fundadores do Instituto Fome Zero, sobre a luta do Brasil no combate à insegurança alimentar.
Os dois abordaram diversos temas, como crescimento econômico, geração de empregos, a importância da valorização dos circuitos curtos de produção de consumo na redução de desperdício de comida, entre outros.
Graziano traçou um paralelo da fome em 2003 e agora, relembrando que, no início do programa Fome Zero, grande parte da fome era rural, como ainda acontece na África. Hoje, a fome está presente nas periferias das grandes metrópoles.
Leia MAIS
Graziano aproveitou a oportunidade para candidatos à prefeituras em todo o país a se engajarem e adotarem em suas plataforma de governo o combate à fome.
José Giacomo Baccarin | Concentração de terras, produção de alimentos e agricultura familiar
Programa "Tá na Mída" na TV Unesp | 19/06/2024
Nesta edição do “Tá na Mídia” – programa da TV Unesp – falamos sobre a produção de alimentos no Brasil e o papel da agricultura familiar no cultivo dos produtos que chegam à nossa mesa diariamente.
O entrevistado é o Prof. José Giacomo Baccarin, do departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabal, e diretor do Instituto Fome Zero.
José Giacomo Baccarin | Desenvolvimento Social e Produção Econômica
Canal Youtube PROEC UNESP | 09/05/2024
Participação do Prof. José Giacomo Baccarin no curso “Educação Política e Gestão Municipal”, tratando o tema “Desenvolvimento Social e Produção Econômica”
João Pedro Magro | Como reduzir a fome e a insegurança alimentar
TV Unicamp | 02/05/2024
O Analisa apresenta o pesquisador João Pedro Magro, do Instituto Fome Zero, que é doutorando no Instituto de Economia da Unicamp. Magro discute os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua do IBGE, referentes ao último trimestre de 2023. Os dados apontam que a insegurança alimentar atinge 7,4 milhões de famílias brasileiras. Em comparação, porém, com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2017 e 2018, houve melhora na segurança alimentar, que passou de 63% para 72,4%. O pesquisador aponta as condições determinantes tanto para a queda quanto para o aumento da segurança alimentar no Brasil e faz uma análise específica do estado de São Paulo, onde houve aumento de 37% na insegurança alimentar nos últimos 5 anos.
José Graziano da Silva | Uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023
Jornal da Band | 25/04/2024
Uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023
A insegurança alimentar ainda atingiu uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25).
João Pedro Magro | Nos últimos cinco anos, o risco alimentar diminuiu no Brasil
TV Brasil | 25/04/2024
A quantidade de brasileiros com fome diminuiu nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa divulgada hoje. Para o IBGE, os motivos estão relacionados com investimentos em programas sociais e com a recuperação da economia.
Bárbara Pereira, repórter da EBC, entrevista João Pedro Magro sobre os resultados da PNAD Contínua/módulo Segurança Alimentar divulgado pelo IBGE
José Graziano da Silva | Como tirar 20 milhões do mapa da fome
Le Monde Diplomatique Brasil | 19/04/2024
O sociólogo e diretor do Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava, conversa com o diretor geral do Instituto Fome Zero, José Graziano da Silva, sobre a volta do Brasil ao mapa da fome.
João Pedro Magro | 20 milhões deixam quadro de Insegurança Alimentar no Brasil
Jornal da Record | JR News | 29/03/2024
Cerca de 20 milhões de brasileiros deixaram o quadro de “insegurança alimentar moderada ou grave” em 2023. E para explicar mais sobre esse assunto, conversamos com o doutorando em Economia e pesquisador do Instituto Fome Zero, João Pedro Magro.
José Graziano da Silva | El hambre una cuestión política
La Casa Encendida | 19/03/2024
José Graziano da Silva es el impulsor del programa Hambre Cero en Brasil, considerado el proyecto más exitoso contra el hambre en el mundo.
En pleno siglo XXI, en un mundo que produce casi el doble de lo necesario para alimentar a los habitantes del planeta, 735 millones de personas siguen sufriendo hambre. Erradicar el hambre no es pues una cuestión de capacidad de producción, sino de voluntad política y de organización.
Bajo esta premisa La Casa Encendida organiza el próximo 19 de marzo la conferencia del brasileño José Graziano da Silva, uno de los grandes expertos mundiales en las cuestiones relacionadas con el hambre, la seguridad alimentaria y el desarrollo rural en el plano académico,Leia MAIS
El programa Hambre Cero es considerado como el mayor y más exitoso programa contra el hambre en el mundo, que sacó del umbral de la pobreza a cerca de 41 millones de ciudadanos y ciudadanas brasileñas. Graziano da Silva introdujo un nuevo modelo de desarrollo centrado en la erradicación del hambre y la inclusión social, vinculando las políticas macroeconómicas, sociales e industriales. Como resultado, el país cumplió los objetivos de la Cumbre Mundial sobre la Alimentación y el primer Objetivo de Desarrollo del Milenio. En 2014 se consideró que Brasil se había convertido en el primer país en desarrollo en haber erradicado el hambre. En 2015, en Nueva York, la comunidad internacional reconoció el enfoque brasileño del Hambre Cero como uno de los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible de las Naciones Unidas (ODS2): erradicar el hambre y todas las formas de malnutrición para 2030. Y en la actualidad, da Silva dirige el recién creado Instituto Fome Zero (Hambre Cero) en Brasil y da conferencias sobre la cuestión del hambre y la alimentación sostenible en foros y universidades de todo el mundo.
Graziano evalúa de forma crítica las políticas de la comunidad internacional respecto al hambre y la pobreza, así como el uso de los alimentos como arma de guerra, tal y como como está sucediendo ahora en Gaza o en Cuba con el embargo estadounidense.
José Graziano da Silva, es uno de los referentes más relevantes a nivel mundial sobre el tema de la lucha contra el hambre y el desarrollo rural. Es agrónomo, académico y en la actualidad dirige el Instituto Fome Zero. Fue entre 2012-2019 director general de la FAO, Organización de Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación y arquitecto del programa Hambre Zero del Brasil del Presidente Lula da Silva. Durante su mandato fue nombrado Ministro Extraordinario para la Seguridad Alimentaria.
Organiza: Le Monde Diplomatique en español, el Instituto de Estudios de Naciones Unidas (ONUES) y La Casa Encendida.
José Graziano da Silva | Más de un millón de palestinos padecen de falta de comida, según la FAO
RTVE | 19/03/2024
Más de un millón de palestinos se han quedado sin comida. Según la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura, la situación de hambre es “catastrófica”. José Graziano da Silva, director del Instituto Hambre Cero, tacha el escenario en Gaza de un “retorno a la barbarie” y pide la entrada de la ONU en la Franja para atajar el problema.
João Pedro Magro | IFZ: insegurança alimentar no Brasil cai 30% em 2023
AgroMais | 18/03/2024
Estudo realizado pelo Instituto Fome Zero (IFZ), a pedido do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, revelou que houve redução de 30% da insegurança alimentar no Brasil em 2023. João Pedro Magro, pesquisador do instituto, ressaltou, em entrevista ao canal AgroMais, que ao menos 20 milhões de pessoas saíram do quadro de insegurança alimentar grave ou moderada no último ano.
Walter Belik | Governo Lula tira 13 milhões de pessoas do mapa da fome em 2023
TVT | 14/03/2024
Estudo do Instituto Fome Zero (IFZ) mostra que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil e 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total (grave + moderada) no país. Conversamos com o diretor-adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik.
José Giacomo Baccarin | 13 milhões de brasileiros fora da fila da fome
TV Brasil| 13/03/2024
Treze milhões de brasileiros deixaram de passar fome no ano passado. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em 2022, eram 33 milhões de brasileiros que passavam fome. Número que caiu para 20 milhões no ano passado.
Contribuíram diretamente para isso o fato de termos mais pessoas com rendimento, seja porque aumentou o número de pessoas empregadas ou por terem sido beneficiadas pelos programas de transferência de renda. Também contribuiu o reajuste do salário-mínimo acima da inflação, além da queda dos preços de alguns produtos alimentícios.
O estudo cruzou dados de duas pesquisas do IBGE, a de amostra nacional de domicílios contínua e a de orçamento familiar. E foram consideradas duas situações: a de insegurança alimentar moderada, que é quando a pessoa não faz as três refeições diárias, ou seja, não se alimenta o suficiente; e a insegurança alimentar grave, quando não se come por um ou mais dias, o que significa que a pessoa passa fome.
José Giacomo Baccarin | Direito Humano à Alimentação Adequada e o papel do Ministério Público
Escola Superior do Ministério Público de São Paulo | 14/11/2023
Em escutas sociais realizadas por todo o Estado de SP tem sido cada vez mais frequente a demanda pelo fomento de políticas de segurança alimentar e nutricional – SISAN – o que é compreensível considerando que, segundo pesquisa realizada pela Rede PENSANN, 33 milhões de pessoas passam fome atualmente no Brasil. Neste mesmo sentido, o Conselho Nacional do Ministério Público determinou que os Ministérios Públicos de todo o Brasil, por meio da Recomendação 97/2023, atuem de forma articulada com os poderes públicos e a sociedade civil organizada para que os Estados e os Municípios realizem adesão ao SISAN no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional. O evento tem, pois, como objetivo, a sensibilização dos integrantes do Ministério Público sobre a questão da segurança alimentar e nutricional em cumprimento à Recomendação 97/2023 do CNMP.Leia MAIS
Mesquita Filho”. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Economia Agrária pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP. Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal.
Milton Rondó Filho | Como estão as relações entre o Brasil e a China?
Le Monde Diplomatque Brasil | 19/10/2023
Nesta edição do TV Diplomatique, o sociólogo e editor-chefe do jornal, Silvio Caccia Bava, conversa com o diplomata Milton Rondó Filho sobre as relações políticas, diplomáticas e econômicas entre o Brasil e a China.
José Graziano da Silva | Segurança alimentar na Cúpula da Amazônia
Le Monde Diplomatque Brasil | 09/08/2023
Nesta episódio, o programa de debates TV Diplomatique trata da importância e os desafios da Cúpula da Amazônia na segurança alimentar. Conversamos com José Graziano da Silva, agrônomo e economista, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome do governo Lula, responsável pela implementação do programa Fome Zero.
Walter Belik | Vencer a fome de novo, com Walter Belik
Podcast do Conde | 26/06/2023
Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.
Thiago Lima | Brasil: Agricultura familiar e o combate à fome sob Lula
Heinrich-Böll-Stiftung | 29/03/2023
O combate à fome e à pobreza: essa promessa marcou a campanha do Presidente do Brasil Lula da Silva, eleito no fim de outubro de 2022. A urgência desse combate é clara: milhões de brasileiros(as) não têm acesso a uma alimentação rica e saudável. O Brasil está desde 2018 de volta ao Mapa da Fome do Programa Mundial de Alimentação da ONU, embora o país produza alimentos suficientes e seja o terceiro maior exportador de alimentos, depois dos EUA e da China. Enquanto isso, o agronegócio tem visto aumentar suas exportações, mesmo em tempos de pandemia. O fato é que certos grupos são mais afetados pela fome e pela insegurança alimentar do que outros: o genêro e a cor da pele estão entre os fatores que determinam um acesso seguro ou inseguro à alimentação.
Leia MAIS
A concentração de grandes propriedades nas mãos de poucos também é parte do problema: a agricultura de pequenos(as) produtores tem relativamente pouca terra disponível para cultivo em comparação com os grandes proprietários cuja produção é orientada para a exportação. No entanto, pequenos(as) agricultores produzem cerca de 70 por cento dos alimentos para população brasileira. Assim, o seu fortalecimento é crucial para a luta contra a fome. O novo governo Lula da Silva já deu um primeiro passo para promover a agricultura familiar e assim combater a fome no Brasil: o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar conseguiu retomar seus trabalhos já em janeiro de 2023. O governo conservador-liberal de Temer (2016 – 2018) rebaixou o ministério a uma secretaria em 2016 e o governo Bolsonaro o retirou completamente do governo em 2019. Que outros passos políticos de combate à fome podem ser esperados do novo governo nos próximos meses? Quais estratégias políticas seriam adequadas e quais são reinvidicadas pelos atores e especialistas da sociedade civil? Qual é o papel da agroecologia, considerada um modelo alternativo para a produção de alimentos sustentáveis e saudáveis? O que precisa acontecer para utilizar ainda melhor seu potencial?
Com a participação de:
– Emilia Jomalinis, Doutora em agricultura, desenvolvimento e sociedade, pesquisadora do tema soberania e seguranca alimentar e nutricional.
– Thiago Lima, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Moderação: Julia Ziesche, Fundação Heinrich Böll
José Graziano da Silva | Guerra na Ucrânia, inflação e fome
Cruzando Fronteiras | 25/03/2022
José Graziano da Silva é o entrevistado de Jamil Chade no programa Cruzando Fronteiras do Canal My News
Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil
FPA | 17/02/2022
Mesa Temática 1: “Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil” do Seminário Resistência, Travessia e Esperança promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.
Condutor do Seminário: Deputado Federal Pedro Uczai
Mediadora do Painel: Elisângela dos Santos Araújo, Secretária Agrária Nacional do PT
José Graziano da Silva é Diretor Geral do IFZ
Tema: Desafios para superar a fome no Brasil até 2030
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/GRAZIANO-Jose-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
Elisabetta Recine é docente, integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Seminário Nacional “Resistência, Travessia e Esperança nos Territórios Rurais”
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/RECINE-Elisabetta-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
Sergio Sauer é professor na pós-graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável e do PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader) da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Agricultura e questão agrária: desafios e controvérsias para a superação da fome no Brasil
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/SILVIO-Sauer-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
José Giacomo Baccarin | Inflação de alimentos e segurança alimentar
FPA | 07/02/2022
O Brasil voltou ao Mapa da Fome, diariamente novas famílias passam a viver situação de miséria extrema. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços, o custo de vida e o desemprego também crescente geram fome ou alimentação inadequada.
Elvino Bohn Gass é pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
José Giacomo Baccarin é professor de Economia Rural da Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Estuda a internacionalização da agricultura brasileira e seus impactos nos preços ao consumidor no Brasil.
Mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
Walter Belik | A fome como resultado do projeto neoliberal
Canal do CONDE | 24/01/2022
Walter Belik é graduado em administração de empresas pela FGV, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em economia na Unicamp. Fez pós-doutorado no University College de Londres e no Departamento de Agricultura e Economia dos Recursos Naturais da University of California, em Berkeley, Estados Unidos. É professor aposentado de economia agrícola do IE da Unicamp e professor convidado na University of Kassel, Alemanha. Coordenou a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas), até 2008 e desde 2013 é membro do Painel de Alto Nível da ONU de Experts para a Segurança Alimentar Mundial. Publicou mais de 200 artigos científicos, além de livros e textos de divulgação na área de agricultura e alimentação.
José Graziano da Silva | Entrevista ao Diário do Centro do Mundo
DCM TV | 15/11/2021
José Graziano da Silva fala da atual situação de insegurança alimentar no Brasil, do aumento de pessoas em situação de fome, do aumento da inflação dos alimentos básicos da cesta alimentar do brasileiro, do fim dos estoques reguladores e inspirado na fala do Betinho de que “quem tem fome, tem pressa”, Graziano aponta saídas emergenciais para a catástrofe humanitária que estamos vivendo.
José Graziano da Silva | Fome: da insegurança ao desespero
Brasil em Construção | 22/10/2021
José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).
José Graziano da Silva | A Fome ameaça o mundo?
OPERA MUNDI | 20/10/2021
No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta quarta-feira (20/10), o jornalista Breno Altman entrevistou José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, sobre a situação de insegurança alimentar que o Brasil vive atualmente.
Graziano começou analisando as causas do problema, que vem se agravando nos últimos anos, principalmente a partir do governo Michel Temer. Segundo ele, a insegurança alimentar moderada e grave não são provocadas pela falta de alimentos, mas pela falta de renda.
“Foi se produzindo uma concentração de renda extrema, que se agravou com a pandemia. Temos alimentos, mas as pessoas não têm dinheiro para comprá-los. Mas existem vários fatores que levaram a esse cenário”, começou explicando o professor.
José Graziano da Silva | A volta da fome: o cenário assustador de um país sem governo
IFZ/Prerrô/TVT | 16/10/2021
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, e no momento em que o Brasil volta de forma violenta ao mapa da fome, o Grupo Prerrogativas e o Canal do Conde promovem um debate em parceria com o Instituto Fome Zero para debater caminhos e soluções para um novo ciclo de combate à fome, bem como denunciar o descaso do Governo Federal que permitiu a intensificação da pobreza em tempo recorde no país.
Participam do debate o ex-diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) José Graziano, a ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, a também ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes e o educador e ativista Douglas Belchior. Retransmissão ao vivo pela TV 247. A moderação será feita pelo linguista Gustavo Conde
Leia MAIS
José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).
Tereza Campello é economista e pesquisadora brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). É formada pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Foi a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo Dilma Rousseff.
Márcia Lopes é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Aos 19 anos, ingressou no curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante esse tempo, foi membro do Centro de Direitos Humanos e teve participação ativa no movimento estudantil. Foi Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2008. Nomeada ministra desta pasta em 2010 pelo Presidente Lula, em substituição a Patrus Ananias.
Douglas Belchior é educador e uma das lideranças sociais mais respeitadas do país. Em sua trajetória política, atua principalmente em questões de direitos humanos e direitos sociais, com ênfase no combate ao racismo e nos movimentos negros. É fundador e um dos principais integrantes do cursinho popular e movimento social UNEafro Brasil.
João Pedro Magro | Copa debate a Fome no Dia Mundial da Alimentação
Movimento Copacabana por Diretas e Direitos | 16/10/2021
Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, data em que se comemora também o aniversário da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Para marcar a data, o Movimento Copacabana por Diretas e Direitos convidou João Pedro Magro, Engenheiro Agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e colaborador do Instituto Fome Zero, Jaime Muniz, Coordenador do Movimento FAVELAÇÃO e Diretor da FAFERJ e representantes das comunidades beneficiadas pela Campanha A Fome Grita nas Ruas para discutir caminhos para o combate à fome no Brasil.
Walter Belik | Estratégia Araraquara Sem Fome: Resgatando a Dignidade
Prefeitura Municipal de Araraquara | 14/10/2021
Abertura da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que tem como tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”.
Convidados, o prefeito Edinho Silva e o diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik, que aborda o tema “Situação Atual das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”.
José Giacomo Baccarin | Dia Mundial da Alimentação
ENEN | 14/10/2021
Evento organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), com a participação do Prof. José Giacomo Baccarin do IFZ, que falou sobre “O Programa Fome Zero e as lições para a atualidade”
João Pedro Magro | A Engenharia e a Segurança Alimentar
Clube de Engenharia | 01/09/2021
Palestra com o Eng. Agrônomo João Pedro Magro, Colaborador no Instituto Fome Zero, sobre A Engenharia e a Segurança Alimentar, organizado pelo 5º EFEEng – Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia
José Graziano da Silva | A Fome no Brasil: de Josué de Castro à Pandemia
IBEP | 19/08/2021
Expositor: José Graziano da Silva, Diretor-Geral do IFZ
Comentador: João Pedro Stédile, Coordenador Nacional do MST