Mandioca é fonte de energia e imunidade: 9 benefícios do ‘alimento do século’

Tubérculo também é conhecido como aipim e macaxeira em alguns estados brasileiros

Por Daniela Walzburiech no Globo Rural | 16/01/2024

Aipim, macaxeira ou mandioca? O nome da raiz, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21, costuma ser polêmico. Mas, acredite: os três termos estão corretos. As variações nada mais são do que resultado diversidade cultural brasileira.

Enquanto grande parte do Sudeste costuma chamá-la de mandioca, o Norte e o Nordeste utiliza, em sua maioria, a expressão macaxeira para se referir ao tubérculo. Cariocas e capixabas preferem o termo aipim. Independente do nome, a raíz é cheia de benefícios!

Originária da América do Sul, a mandioca brasileira garante 10% da produção mundial. Na gastronomia, faz sucesso pela versalidade. É servida como acompanhamento, frita ou cozida, serve como ingrediente para receitas doces e salgadas, especialmente na culinária nordestina, e, em algumas regiões, substitui o pão no café-da-manhã.

Conheça os benefícios da mandioca

1 — Fonte de energia

Você sabia que a mandioca é o alimento ideal para dar energia aos praticantes de atividade física? A razão é o amido, molécula que atua como reserva energética, sendo encontrada em grande quantidade nas raízes, transformando-se em carboidrato.

“Ela fornece energia lenta e contínua. A pessoa que faz exercícios consegue por conta da energia que é liberada devagar. No caso, terá energia para realizar todo o treino”, indica a nutricionista Erika Bleyer.

2 – Controle da diabete

Outra característica das fibras solúveis no organismo é ajudar a diminuir a carga glicêmica da refeição e, consequentemente, controlar a diabete. Isso acontece porque o consumo de certos alimentos, como a mandioca, diminui a velocidade da absorção da glicose.

3 – Saúde do intestino

De acordo com a especialista, a adição da raíz na dieta é importante para quem sofre com constipação intestinal (intestino preso) por deixar as fezes com mais água em razão da presença de fibras e alimentar as bactérias benéficas presentes na flora intestinal.

4 – Bom para a visão

Uma das vitaminas na composição da mandioca é a A, essencial para a saúde dos olhos. A presença de tiamina, mais conhecida como vitamina B1, na quantidade ideal no organismo, também pode neutralizar a evolução de duas doenças que afetam o sistema óptico: a catarata e o glaucoma.

5 – Corpo forte

“A mandioca possui aqueles sais minerais responsáveis pela manutenção de ossos e dentes, que são o fósforo e o cálcio”, sugere Erika Bleyer.

A tabela nutricional da mandioca mostra que o alimento consumido na forma cozida tem 18,6mg de cálcio a cada 100g e 22,4 mg de fósforo. Por também ter ferro na composição, a raiz é indicada no tratamento da anemia, pois o mineral auxilia na formação da hemoglobina no sangue.

6 – Fortalece a imunidade

Conforme a tabela nutricional, 100g de mandioca cozida possui 11,1 mg de vitamina C, mineral importante para auxiliar o sistema imunológico. Mas não é só isso. A presença da vitamina também contribui na formação de colágeno e na cicatrização de feridas.

7 – Prevenção de doenças

A mandioca apresenta em sua composição um fitoquímico chamado saponina esteroidal, que é uma fonte de antioxidantes muito benéfica ao organismo.

“Ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, combate os radicais livres do corpo humano e auxilia na prevenção do câncer. Posso ainda completar que a saponina potencializa o sistema imunológico no combate às inflamações e infecções”.

8 – Combate a artrite

A saponina, fitoquímico importante para a prevenção de diversos tipos de cânceres, também combate a artrite. É o que mostrou o artigo publicado pela Nutrients, revista internacional de nutrição humana. De acordo com estudo de 2017, uma das características da substância é possuir ação anti-inflamatória.

9 – Combate ao colesterol ruim

Rica em fibras solúveis, que têm a função de se dissolver em água e formar um gel no estômago, a mandioca combate a elevação das taxas no sangue do colesterol LDL – considerado ruim –, explica Bleyer.

“A presença dessas fibras reduz a absorção das gorduras do alimento pelo organismo e ainda atrai a molécula dos sais biliares. Isso ajuda a manter o nível do colesterol equilibrado

Outros alimentos que possuem a mesma função são: aveia, chia, batata-doce, laranja e morango, por exemplo.

Como plantar mandioca?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produz cerca de 19 milhões de toneladas em uma área de 1,36 milhão de hectares. O Pará lidera o ranking das maiores áreas plantadas no Brasil com 20,97%, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Uma das principais características do tubérculo é sua facilidade de adaptação a diferentes climas. É possível realizar plantações em larga escala, hortas ou em vasos, desde que o solo seja profundo, para as raízes poderem se desenvolver, solto, arenoso ou de textura média.

A recomendação é evitar o cultivo em terrenos de baixada, planos e argilosos. Isso porque, em caso de encharcamento, as raízes poderão apodrecer. A primeira colheita costuma acontecer após o fim do primeiro semestre, quando as raízes atingem diâmetro superior a 3 centímetros.

Publicado no Globo Rural
https://globorural.globo.com/agricultura/hortifruti/noticia/2024/01/mandioca-e-fonte-de-energia-e-imunidade-9-beneficios-do-alimento-do-seculo.ghtml