Política Externa Brasileira e Combate à Fome: Lições do passado, perspectivas para o futuro

Marcelo Fernandes de Oliveira e Thiago Lima (Org.) | Janeiro de 2024

Publicado pela Editora Cultura Acadêmica, Política Externa Brasileira e Combate à Fome: Lições do passado, perspectivas para o futuro é um livro coletânea com capítulos sobre diversos aspectos da atuação internacional do Brasil no combate da insegurança alimentar e nutricional nas três primeiras presidências do Partido dos Trabalhadores, e que avança para a crítica de desmonte das diretrizes e estruturas que orientaram aquela atuação nos governos que sucederam os governos petistas: Temer e Bolsonaro.

O livro, que é coorganizado pelo membro do IFZ, Thiago Lima, e que conta com prefácio de José Graziano da Silva, pode ser baixado gratuitamente aqui.

Sinopse

Durante os dois primeiros governos Lula (2003-2010) ocorreu uma “perfeita sintonia” entre o Presidente da República e o seu ministro das relações exteriores. De um lado a experiência acumulada do chanceler e de outro a vontade política do presidente de “fazer as coisas acontecerem” como ele mesmo costuma dizer. O nome que se deu a isso reflete com precisão a nova orientação implementada na política externa, onde o combate a fome – que já era prioridade interna desde a campanha eleitoral – era apenas a cereja do bolo. Ou seja, um ornamento importante, mas um ator coadjuvante do processo. O objetivo principal era a busca da soberania, do respeito no cenário internacional; a experiência brasileira na exitosa política de combate à fome foi apenas um dos vários instrumentos utilizados!

José Graziano da Silva | Diretor-Geral do Instituto Fome Zero e Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019

Sumário

  • O Combate à fome na política externa dos Governos Lula
    José Graziano da Silva
  • Política Externa Brasileira Assertiva (2003-2016 … 2023 – 2026) e Combate à Fome: um breve ensaio
    Marcelo Fernandes de OLIVEIRA
  • Cooperação Alimentar Humanitária do Brasil: de uma política inovadora à tradicional política da ajuda alimentar
    Thiago LIMA
  • Cooperação ou Cooptação? A aproximação entre o Brasil e o Programa Mundial de Alimentos no campo da ajuda humanitária
    Jenifer Queila SANTANA, Thiago LIMA
  • Política externa brasileira para o sul global: a criação do Centro de Excelência contra a Fome
    Clarissa Franzoi DRI , Andressa Caroline Molinari da SILVA
  • Difusão internacional das políticas alimentares brasileiras: analisando as mudanças normativas e institucionais na FAO e na CPLP
    Carolina MILHORANCE
  • Vestígios da solidariedade Sul-Sul: um estudo do caso da inclusão do Program Purchase from Africans for Africa (PAA) na Cooperação Internacional Brasileira para o Desenvolvimento
    Maria Elisa Huber PESSINA, Elsa KRAYCHETE
  • Eliminando a contradição, silenciando o campesinato: O fechamento da Política Externa Brasileira à agricultura camponesa nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro (2016-2022)
    Thiago LIMA, Laura Trajber WAISBICH

Baixe aqui o livro “Política Externa Brasileira e Combate à Fome: lições do passado, perspectivas para o futuro” completo, em formato pdf


Ficha catalográfica | Telma Jaqueline Dias Silveira –Bibliotecária – CRB 8/7867

P769 | Política externa brasileira e combate à fome: lições do passado, perspectivas para o futuro / Marcelo Fernandes de Oliveira, Thiago Lima, organizadores. – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.
Inclui bibliografia
ISBN 978-65-5954-419-6 (Digital)
DOI: https://doi.org/10.36311/2023.978-65-5954-419-6

1. Brasil – Relações exteriores. 2. Segurança alimentar. 3. Programa fome zero. 4. Agricultura familiar. 5. Assistência humanitária. I. Oliveira, Marcelo Fernandes de. II. Lima, Thiago.