Agrobiodiversidade Alimentar: comer bem para viver melhor

Cartilha reúne informações sobre agrobiodiversidade e alimentação saudável; organizado pelo Grupo PET-Ecologia e professores da Esalq/USP
Editora Fealq | 24/03/2023

Com o objetivo de abordar de maneira simples e didática o tema agrobiodiversidade e a relação com uma alimentação saudável, o Grupo PET-Ecologia (Programa de Educação Tutorial), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sob orientação dos professores Carlos Armênio Khatounian e Taitiâny Kárita Bonzanini, lança a “Cartilha Agrobiodiversidade Alimentar: comer bem para viver melhor”. O material foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e está disponível para download gratuito, clicando aqui. Em abril, será lançada versão física da obra em tiragem limitada.

A cartilha apresenta, em 12 capítulos, conteúdos que relacionam a culinária e o consumo, com informações sobre produção, comercialização, abastecimento e agricultura familiar. “Queremos contribuir para um melhor entendimento sobre a relação entre alimentação e saúde, trazendo uma reflexão a respeito de como este tema vem sendo tratado pela sociedade, da importância da segurança alimentar e nutricional e da variedade de alimentos nas refeições, bem como a ligação com a agricultura orgânica e a agroecologia”, explica Taitiâny.

O material é resultado de levantamentos realizados pelo Grupo PET-Ecologia ao longo de 2021, incluindo uma pesquisa com a comunidade esalqueana (alunos, professores e funcionários) sobre hábitos alimentares. “Em meio às atividades desenvolvidas de forma não presencial, devido à pandemia de Covid-19, a elaboração dessa cartilha viabilizou uma forma de continuar o trabalho do grupo com a temática, respeitando as restrições decorrentes do isolamento social.” O PET-Ecologia é formado por estudantes universitários e está vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

AMPLIAÇÃO – Após uma primeira versão da cartilha publicada no formato online em 2021, houve uma revisão e ampliação do material, com informações contextualizadas sobre as raízes culinárias do Brasil, dados da pesquisa sobre hábitos alimentares, entre outros acréscimos. Esta edição recebeu, ainda, apoio financeiro por meio do 7º Edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão.

Download (do repisitório do IFZ)
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/FEALQ-Agrodiversidade-Aliementar.pdf

Download (do repisitório da Editora FEALQ)
https://fealq.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Agrodiversidade-aliementar-15×21-Final-Digital.pdf