“Brasil é dos poucos países que podem oferecer carne oriunda de pecuária regenerativa”

No entanto, é necessário que todo financiamento seja adequado a esse objetivo, afirma o professor Ricardo Abramovay ao comentar sobre produção bovina no primeiro episódio do boletim “Alimentação e Sustentabilidade”
Por Fernanda Real no Jornal da USP | 28/03/2023

Ricardo Abramovay – Criação e sustentabilidade da produção bovina | Entrevista à Ràdio USP

O metano expelido por ruminantes bovinos tem muitos impactos no meio ambiente, com a ampliação do efeito estufa, mas não só. A atividade apresenta uma grande pegada hídrica pelo elevado consumo de água e pegada de carbono devido à devastação de vegetação nativa para a formação de pastos.

O sistema agroalimentar global corresponde por 1/3 das emissões globais de gases de efeito estufa e é o principal vetor da erosão da biodiversidade. Metade dessas emissões vem dos ruminantes. No Brasil, a criação de gado está muito ligada ao desmatamento e é de uma impressionante ineficiência, muitas vezes com menos de uma cabeça de gado por hectare.

É possível produzir carne sem persistir nos métodos atuais, a partir da regeneração e diversificação das pastagens. Além da promoção da melhoria de raças, encurtando o tempo de vida dos animais e praticando a integração lavoura para pecuária e floresta, 85% da alimentação do gado no mundo vem de forragens que só os ruminantes são capazes de digerir. Pastagens bem manejadas oferecem serviços ecossistêmicos fundamentais para a biodiversidade e para captação de gases de efeito estufa.

Pecuária regenerativa

O Brasil é um dos poucos países que têm capacidade para oferecer carne vinda de uma pecuária regenerativa, mas é necessário que todo financiamento seja condicionado a esse objetivo. E hoje infelizmente nós ainda estamos muito longe de chegar a isso.

O professor Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis e professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, falou sobre a relação entre a forma como se faz pecuária atualmente e os riscos ambientais. A apresentação desse boletim é de Nadine Marques.

O Boletim Alimentação e Sustentabilidade vai ao ar na Rádio USP – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz – mensalmente, às segundas-feiras, no Jornal da USP no Ar, das 7h30 às 9h. O boletim é uma parceria entre a Rádio USP e a Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Locução e produção, Nadine Marques e Estela Sansverino. Edição geral, Fernanda Real, Tulio Shiraishi e Cinderela Caldeira.

Publicado originalmente no Jornal da USP
https://jornal.usp.br/atualidades/alimentacao-e-sustentabilidade-1-criacao-bovina/