Estudo elege as 10 verduras mais saudáveis; veja o ranking

Blog do IFZ | 12/03/2024

Uma pesquisa conduzida pela Universidade William Paterson, nos EUA, sob a liderança da professora Jennifer Di Noia, revelou as 10 verduras mais saudáveis do mundo, oferecendo uma valiosa ferramenta para orientação dietética. O estudo analisou a densidade de nutrientes de 41 alimentos, considerando 17 nutrientes essenciais por porção de 100 calorias.

No topo do ranking, encontramos o agrião, destacando-se por sua riqueza em nutrientes como vitamina C, vitamina A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e antioxidantes. Em segundo lugar está a alface chinesa, fonte de proteína vegetal, aminoácidos, vitamina C e B. A acelga completa o pódio, sendo rica em vitaminas B e C, betacaroteno, ferro, cálcio e magnésio.

A folha de beterraba surpreende ao ocupar o quarto lugar, superando até mesmo a raiz no quesito nutrição, graças à sua abundância de betacaroteno e cálcio. O espinafre, em quinto lugar, apresenta nutrientes semelhantes aos da acelga, porém em menor concentração.

A chicória, embora pouco conhecida no Brasil, alcança a sexta posição, sendo uma excelente fonte de fibras, vitaminas A, B e C, zinco, potássio e ácido fólico. Já a alface, em sétimo lugar, destaca-se pela sua baixa caloria e alto teor de betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como o cálcio.

A salsinha, ocupando o oitavo lugar, apresenta uma variedade impressionante de vitaminas (A, B, C, E, K) e minerais como cobre, magnésio e ferro. Em nono lugar, a alface-romana, com suas grandes folhas ricas em betacaroteno, vitamina B, ácido fólico e minerais essenciais. Por último, mas não menos importante, a couve fecha o ranking, sendo uma fonte importante de vitaminas A, C, D, E, K, potássio e antioxidantes, indicada para a prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

Os critérios estabelecidos pelos pesquisadores oferecem uma nova perspectiva para a seleção de alimentos mais densos em nutrientes, contribuindo para uma dieta equilibrada e saudável. A lista das 10 verduras mais saudáveis fornece uma orientação valiosa para os consumidores preocupados com sua saúde e bem-estar, destacando a importância de incluir uma variedade de vegetais na alimentação diária.

As 10 verduras e legumes mais saudáveis do mundo, e a pontuação obtida no estudo:

Agrião – 100 pontos
Considerado o alimento mais saudável de todos, o agrião se destaca pela sua riqueza nutritiva. O vegetal de folhas escuras contém não apenas as vitamina C e A, mas também ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes. O estudo aponta para a capacidade medicinal da planta de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.
Segundo estudos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), o agrião é rico em antioxidantes, aminoácidos e, além disso, é fonte de nutrientes para pessoas com dietas apenas à base de vegetais graças à vitamina B12 presente em sua composição.
Outras publicações mostram que o agrião também pode auxiliar no tratamento de danos causados ​​aos tecidos por exercícios de forte intensidade, tornando-o um complemento adequado para atletas de alta performance.

Alface chinesa – 91,99 pontos
Fonte de nutrientes, proteína vegetal e aminoácidos necessários ao organismo, além de também oferecer as vitaminas C e B, a alface chinesa não pode faltar na lista do supermercado.

Acelga – 89,27 pontos
A acelga contém poucas calorias, carrega em si série de nutrientes. Rico em vitaminas B e C, além do betacaroteno (que ajuda na produção de vitamina A). Sua folhagem oferece um cardápio de minerais, como ferro, cálcio e magnésio.

Folha de beterraba – 87,08 pontos
A folha de beterraba ganha da própria raiz no quesito nutrição. Os especialistas chegaram à conclusão que a folhagem merece ao quarto lugar após verificarem que ele é fonte de betacaroteno e cálcio em maior quantidade. Além, claro, vitaminas e minerais presentes no vegetal.

Espinafre – 86,43 pontos
O espinafre contém nutrientes “semelhantes ao da acelga”, contudo, em menor concentração. Mais um da família das folhas verde-escuras, apresenta as vitaminas do complexo B e C junto aos minerais essenciais ao organismo.

Chicória – 73,36 pontos
Pouco conhecida no Brasil, a chicória é um alimento com a função de saciar o apetite. Sua riqueza está na quantidade de fibras presente nela, um grande ponto positivo para auxiliar na digestão. Estão presentes nela as vitaminas A, B e C, zinco, potássio e ácido fólico.

Alface – 70,73 pontos
Querida pelos brasileiros, a alface ocupa a sétima colocação no ranking. A hortaliça, formada por 95% de água, é pouco calórica. Dentre os seus componentes, se destacam o betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C, e minerais, como o cálcio.

Salsinha – 65,59 pontos
A salsinha, com alto teor nutritivo, tem um cardápio impressionante de vitaminas: A, B, C, E e K. Fácil de plantar e manter em pequenas hortas, ela apresenta minerais em grande quantidade, sendo eles o cobre, o magnésio e o ferro.

Alface Romana – 63,48 pontos
A alface-romana se destaca pelas suas grandes folhagens. A hortaliça apresenta betacaroteno, vitamina B, ácido fólico e minerais importantes para o sistema imunológico.

Couve – 62,49 pontos
Por último, mas não menos importante, a couve. Sua importância se dá pela presença das vitaminas vitaminas A, C, D, E e K, potássio e antioxidantes. Ela é indicada para a prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

Divulgação da pesquisa pela Universidade William Paterson

Pesquisa da Professora da Universidade William Paterson Define Lista de “Frutas e Vegetais Poderosos”
Estudo publicado no Jornal dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, “Prevenindo Doenças Crônicas”

Agrião, repolho chinês, acelga, folhas de beterraba e espinafre lideram uma lista de 41 “frutas e vegetais poderosos”, de acordo com pesquisa conduzida por Jennifer Di Noia, PhD, professora associada de sociologia na Universidade William Paterson em Wayne, Nova Jersey.

Di Noia é autora de um estudo publicado no jornal dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, “Prevenindo Doenças Crônicas”, que revela uma lista de “frutas e vegetais poderosos” classificados pelos teores de 17 nutrientes críticos que contêm, incluindo fibras, potássio, proteínas, cálcio, folato, vitamina B12, vitamina A, vitamina D e outros nutrientes. Esta é a primeira vez que os valores nutricionais das frutas densas em nutrientes foram classificados para fornecer uma ferramenta mensurável para educação nutricional e orientação dietética. As quatro frutas principais são pimentão vermelho, abóbora, tomate e limão.

O estudo desenvolveu e validou um esquema de classificação definindo “frutas e vegetais poderosos” como alimentos que fornecem, em média, dez por cento ou mais do valor diário por 100 kcal dos 17 nutrientes qualificativos. “Alimentos de classificação mais alta fornecem mais nutrientes por caloria”, diz Di Noia. “Os escores podem ajudar a focar os consumidores em suas necessidades diárias de energia e em como obter melhor os nutrientes de seus alimentos. As classificações fornecem clareza sobre a qualidade nutricional dos diferentes alimentos e podem ajudar na seleção de itens mais densos em nutrientes dentro do grupo de alimentos poderosos.”

Pesquisas anteriores da Dra. Di Noia se concentraram na avaliação e intervenção dietética com adolescentes minoritários e desfavorecidos. Ela estudou fatores que influenciam a escolha alimentar, examinou abordagens para avaliar a ingestão dietética e hipotetizou determinantes da ingestão, desenvolveu e testou intervenções para promover práticas alimentares saudáveis. Ela é revisora de pares de várias revistas de saúde pública e nutrição e também é revisora de pares do Instituto Nacional de Saúde e ex-presidente do Painel de Ênfase Especial de Prevenção de Riscos e Comportamento de Saúde ao Longo da Vida do NIH.

Baixe aqui o Estudo “Defining Powerhouse Fruits and Vegetables: A Nutrient Density Approach” em formato pdf

O estudo da Professora Di Noia pode ser acessado em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2014/13_0390.htm

Vídeo curto com a Professora Di Noia explicando a pesquisa