- Este evento já passou.
Como fica a alimentação saudável com a reforma tributária?
16/05/2023 | 14:00 - 17:00
O Brasil vive um momento preocupante com o aumento significativo da fome e da insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que se observa o agravamento das
doenças crônicas e da obesidade causadas pela má nutrição, atingindo as minorias étnicas, a população negra e de baixa renda.
Produtos sabidamente nocivos à saúde, como tabaco, bebidas alcoólicas, alimentos e bebidas ultraprocessados afetam também o meio ambiente e a economia. A adoção de tributação específica para esses produtos, ao desencorajar seu consumo, pode contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde, especialmente dos grupos mais vulneráveis da população.
Diante das discussões que envolvem a reforma tributária, a alimentação saudável pode ficar mais cara ou a reforma pode ser uma oportunidade para a promoção de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis? Pensando nessas questões e na importância de uma política de incentivos fiscais aos alimentos base de uma
alimentação saudável e sustentável, a Cátedra Josué de Castro e a ACT Promoção da Saúde realizam o debate acerca de uma reforma a favor da saúde.
Data: 16/05/23
O evento presencial acontece das 14h às 17h, no auditório João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715) e será transmitido ao vivo pelo Youtube da Faculdade de Saúde Pública.
Debatedores:
Arnoldo de Campos (AGMAAC Soluções)
Tathiane Piscitelli (FGV)
Paula Johns (ACT Promoção da Saúde)
Rodrigo Orair (Ministério da Fazenda)
Mediação: Ana Paula Bortoletto (Cátedra Josué de Castro e Faculdade de Saúde
Pública)